sábado, 16 de abril de 2011

Ghee (manteiga clareificada) o ouro líquido















O ghee é a gordura derivada do leite após total remoção da água e de suas partes sólidas: a essência do leite, sua parte mais secreta.
Além de saboroso acompanhamento de pães e biscoitos, é um excelente óleo de cozinha, sendo indicado como um substituto saudável da manteiga e dos óleos pois apresenta ligações químicas estáveis entre suas moléculas, o que torna difícil a oxidação e a formação de radicais livres.

O Ayurveda -medicina tradicional indiana - o considera uma Rasayana , ou seja, um alimento que promove longevidade e rejuvenescimento.
O ghee é tradicionalmente produzido ao aquecer manteiga fresca, sem sal e sem adição de nenhum produto químico e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado e translúcido e com perfume característico. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose.
Após a filtragem das impurezas, transforma-se em um óleo puríssimo. Graças a isso, o Ghi (ghee) suporta temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas.
O ghee é um tônico fortalecedor e regenerador dos fluídos, aumentando sua mobilidade, exatamente o oposto da manteiga que provoca degeneração, acúmulo e problemas de circulação nas artérias.
Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação. Como o Ghee é mais saboroso que outros óleos, uma pequena quantidade é suficiente.

Na Índia, o ghee é um produto de uso cotidiano, considerado sagrado e celebrado como símbolo de auspiciosidade, nutrição e cura sendo a gordura base da culinária indiana e importante remédio na Medicina Ayurvédica. É utilizado em diversas formulações medicinais e como óleo para massagem. Segundo a Ayurveda, o ghee estimula a produção de Ojas, base da imunidade e a essência de todos os tecidos do corpo, promovendo renovação física e mental; aumenta a inteligência, refina o intelecto e melhora a memória. Para os praticantes de yoga, o ghee serve como lubrificante natural das articulações, auxiliando na flexibilidade para a prática dos ásanas (posturas).

O ghee é uma gordura saturada essencialmente composto por ácidos graxos de cadeia curta, que são facilmente digeríveis pelo organismo humano. Além disso, o ghee contém quantidades significativas de ácidos graxos monoinsaturados (aproximadamente 20%) e uma quantiade muito reduzida de ácidos graxos poliinsaturados (altamente reativos e oxidativos dos tecidos). Outra informação muito importante sobre o ghee, é que ele é uma gordura com uma taxa de absorsão alta e, apesar de ser um derivado do leite, não possui lactose (apenas traços). Assim, tem-se um produto derivado do leite muito puro e nutritivo.

O ghee é queimado nos templos e pujas (rituais) por toda a Índia. Acredita-se que “a luz de uma chama de ghee afasta toda a negatividade”.
Muitas outras culturas pelo mundo utilizam um produto similar ao ghee. No Brasil, ele pode ser comparado à manteiga de garrafa, um preparado comum no nordeste. (só que a manteiga de garrafa não é livre de lactose como o ghee)
Livre de lactose
Não contém glúten
Sem sal
Não contém corante nem conservante
Dispensa refrigeração
Promove longevidade
Manteiga gourmet e medicinal
Suporta altas temperaturas sem saturar

Namasté!








5 comentários:

  1. Gostaria de saber se o ghee e a mesma coisa da conheciada manteiga da terra ou manteiga do sertão que se conhece no Rio Grande do Norte, e caso não seja quais são as diferenças básicas em relação à alimentação natural e saúde
    aguardo para breve sua resposta neste e'mail eu_charito@yahoo.com.br e desde já meu muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não.. a manteiga de "garrafa"não é livre da lactose.. a lactose promove algumas dificuldades digestivas e segundo o Ayurveda tudo que o nosso "agni" fogo digestivo não digere forma toxinas no corpo e são essas toxinas que são origem às mais diversas doenças

      Excluir
  2. oi Adriana, obrigada pelas informações, eu tentei fazer o ghee, mas nao sei se eu deixei tempo demais no fogo e queimou, ele ficou com aspecto de talhado depois de frio. qual é o tmepo correto de deixar no fogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Ele deve ser feito em fogo bem baixo, vai subir uma espuma branca e vc vai retirando.. observe a cor.. ele ficará com aspecto amarelo ouro, mais escuro que isso já está queimado e aí talha.. obrigada pelo acesso.. abraços!!

      Excluir
  3. O que fazer quando a Manteiga talha? Pode consumir do mesmo jeito?
    E qual a maneira certa de se referir: a Ghee? Ou o Ghee? Eu costumo falar a Ghee por ser originária de uma manteiga ou o correto é, o Ghee - por se referir ao seu processo de fabricação?

    Agradeço desde já a atenção e resposta.

    ResponderExcluir